"Arrisco-me a dizer que um dos expontes mundiais da Astronomia foi o estadunidense Carl Sagan, destacando-se tanto na parte científica como também na ficção. A série de vídeos intitulada Cosmos deve ser um dos seus mais conhecidos trabalhos. Destaco também o romance intitulado Contato, que deu origem ao filme de mesmo nome. Apesar de não ser de autoria de Carl Sagan, vale destacar ainda a série de filmes Guerra nas Estrelas, que hoje já tem também algumas publicações em livros. E se formos verificar com mais atenção, desde muito tempo o espaço cósmico tem sido palco de muitas histórias e personagens. Quando eu era garoto, por exemplo, uma das ficções mais famosas da época, publicada na forma de história em quadrinhos, era a do herói Flash Gordon. E o interessante é que se formos olhar aquelas histórias iremos constatar que algumas ficções hoje se tornaram realidade. Ou seja, a ficção pode anteceder ou abrir caminhos para a concretização de algumas conquistas tecnológicas."
É interessante ressaltar a última frase do professor: "A ficção pode anteceder ou abrir caminhos para a concretização de algumas conquistas tecnológicas."
Nesse contexto, podemos ver claramente que a mente humana esconde verdades que um dia aparecem. E aí está tanta tecnologia que muitas vezes tinham sido imaginadas. Cito Júlio Verne, que imaginou viagens ao centro da Terra e naves espaciais. Leia algumas adaptações, existem várias bem interessante para o público infanto-juvenil.
E álias, lembro aos alunos do Ensino Médio que lendo Júlio Verne se ganha até um ponto na média final da matéria de física, retire o questionário com a Prof Ana Paula ou conversa com o Prof Sebastião.
Por Thiago Gonzalez
Nenhum comentário:
Postar um comentário