O que os astronautas comem?

- Alimentos como os nossos, com a diferença que o deles deve ser desidratado para que seu “prazo de validade” dure o tempo da missão, como frutas cristalizadas, macarrão, queijo, bolo de chocolate (brownie), frango, carne vermelha, frutos do mar. Os astronautas também têm à disposição catchup, molho de pimenta e sal líquido, afinal, no espaço não há como jogar sal em cima da comida. Alguns desses alimentos podem ser ingeridos da forma natural, e outros, adicionando água quente.
BANHEIRO
Como os astronautas fazem as necessidades básicas?
- Cada tripulante tem um banheiro particular. Para sentar no vaso, eles precisam se fixar prendendo as pernas e os pés. Um sistema a vácuo aspira as fezes.
Como os astronautas dormem?
- Os astronautas utilizam sacos de dormir, como os de acampamentos, presos à parede do ônibus espacial ou da Estação Espacial Internacional. Assim, eles não correm o risco de flutuarem e baterem em algum equipamento ou mesmo em outro tripulante. Como a cada 90 minutos os astronautas vêem um pôr-do-sol, eles são acordados por despertadores ou por músicas.
ROUPAS ESPACIAIS
Quanto pesa a roupa de um astronauta?
- O macacão laranja, usado durante a decolagem e o retorno à Terra, pesa 32 kg. Já o branco, usado para atividades fora do ônibus espacial (EVA) pesa 130 kg.
O que tem no macacão branco de astronauta?
- Além de custar US$ 20 milhões, possui dois rádios UHF, dois sistemas de oxigênio, sistemas de pressurização, de aquecimento, de refrigeração, de alarme, proteção contra radiação, contra micrometeoros, entre outros itens, como as ferramentas para a atividade fora da espaçonave, luzes (para o caso de estar fora do alcance do Sol) e um sistema de resgate para o caso de o astronauta se soltar da estrutura, para não se perder no espaço.
O que acontece se a roupa de um astronauta rasgar durante uma manutenção fora da nave espacial?
- Se o rasgo for pequeno, o próprio sistema de pressurização manterá a pressão interna até o retorno do astronauta ao veículo. Se for grande, a partir de uma dimensão em que o sistema não consiga manter a pressurização, certamente vai trazer danos ao corpo; se o tempo de exposição for muito grande, pode chegar ao falecimento.
Links que você pode acessar para ter mais informações:
www.aeb.gov.br
www.suapesquisa.com/astronomia
www.canttim.com/2009/02/26/astronautas/
Por Meiriane Martins
Um comentário:
Nossa deve ser tão desagradável para os astronautas usarem o banheiro, mas eles ja devem ser acostumados.
Bruna.
Postar um comentário